terça-feira, 23 de setembro de 2014

Resenha #3 O Circo da Noite de Erin Morgenstern

Olá Pessoal estou aqui hoje pra fazer a resenha deste livro que me deixou muito curioso pra saber do que se tratava sua história - porque eu comprei pela capa que é fantástica desde o acabamento e tudo o mais.
O circo da noite se enquadra em duas categorias principais sendo elas suspense(thriller)/ficção fantástica , e alguns puristas vão dizer que se trata de um romance, embora, na minha opinião este não seja o grande foco do livro.
É muito difícil resenhar este livro sem dar grandes spoilers porque a história é bem amarradinha mas vamos lá vamos tentar...
O livro vai contar a história de um maravilhoso circo : Le cirque des rêves - O circo dos sonhos, um misterioso circo que abre ao por do sol e fecha ao nascer do sol tendo suas principais passagens se passando em uma Londres vitoriana no mínimo fascinante.
Neste circo temos dois personagens de maior destaque que são Celia & Marco. fadados a criar atrações mágicas para o circo a fim de superar um ao outro e garantir a existência do espetáculo. Eles são os personagens mais aprofundados de todo livro. não há mimi aqui ou pelo menos não muito porque não há nenhuma donzela indefesa ou mesmo um menino perdido temos sim um inexorável amor que promete consumir a tudo e a todos independente de suas consequências o que ainda não é tão original mas é um tema universal com o qual as pessoas podem se identificar com um pouco mais de propriedade.
A escrita de Erin é muito poética e as descrições de algumas partes do livro são de tirar o fôlego  e para um livro estreante ela se saiu muito bem. É um livro com uma pegada e um tom muito diferente do que se tem sido promovido por aí ele não procura ser sensual demais ou fantástico (de fantasia) demais embora seja todas essa coisas na medida certa, a acredito que talvez isso possa afastar quem procura um grande épico mágico cheio de criaturas e uma paixão avassaladora.
O circo da noite é um livro sobre sentimentos, uma carta de amor pra todos os circos que existiram e que ainda existem você vai encontrar amor verdadeiro, saudosismo e até mesmo um pouco de vergonha alheia em suas entrelinhas tão bem esmiuçadas.
Não é um livro pra qualquer leitor assim como qualquer outro tem os seus deslizes problemas de ritmo e até mesmo personagens desnecessários, mas a história curiosa e dinâmica te faz perdoar todos estes deslizes ficando curioso e imaginando o que mais esta escritora seria capaz de fazer ...

Uma experiência diferente mas recompensadora em muitos de seus méritos 4/5 Paradoxos

Ah e eu já falei que a edição é linda ?










Por hoje é isso isso pessoal ! leram o livro ? gostaram ? deixem seus comentários no post !!!
Abraços Paradoxais, Gus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário